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Arquitetura de sites: Defina seu público alvo e a definição da meta do site

Um site precisa de objetivos. Os objetivos do cliente podem ser estes: rentabilizar o site, aumentar a quota de mercado offline através do marketing online, envolver melhor os clientes online e assim por diante. Os objetivos definem a direção de todo o processo de produção do site .

Além de determinar os objetivos do site, você também precisa definir critérios de sucesso de acordo com o cliente. Uma boa maneira de estabelecer metas é usando os critérios SMART. Ou seja, cada objetivo deve ser:

  • Específico
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Tempo limite

Por exemplo:

  • Gere receita de $ 50.000 em 5 anos por meio de anúncios, produtos de informação como e-books e planos de assinatura pagos
  • Ajude os usuários a fazer uma escolha de qual animal de estimação possuir
  • Fornecer aos usuários conselhos sobre questões de animais de estimação
  • Criar uma plataforma de marketing para produtos para animais de estimação

Resultados e entregas

Como resultado, você terá um documento contendo 2 listas:

  • Uma lista de objetivos do projeto
  • Uma lista dos objetivos do cliente

Este documento precisa de aprovação do cliente/decisores.

Defina o público-alvo

Esta etapa envolve a pesquisa do público-alvo. Precisamos identificar quais tipos de usuários irão ao site, e também definir as necessidades de cada grupo.

Reúna dados de características

Precisamos criar uma persona comum para cada grupo. O design da interface do usuário depende muito dos resultados desta etapa. Para começar com isso, primeiro precisamos definir quais são as características comuns do nosso público.

Definir características sociodemográficas: Devemos descobrir o sexo, idade, nível de escolaridade e ocupação do nosso público-alvo.

A segmentação de adolescentes (15-18) será diferente de um site destinado a pessoas com mais de 60 anos.

Definir características psicológicas: Devemos determinar o estilo de vida, personalidade, temperamento, motivação, sistema de valores, filosofias, etc. do nosso público-alvo. Essas informações são ainda mais importantes do que as características sociodemográficas em termos de design da interface do usuário.

Se, por exemplo, nossos usuários forem pioneiros, a interface do usuário e a estratégia de pré-lançamento serão diferentes de outros sites.

Definir características de desejos/necessidades : Devemos descobrir por que nosso usuário deseja se inscrever em nosso site, quais problemas eles estão procurando resolver com nosso site, etc. Definimos seus pontos problemáticos e pretendemos resolvê-los com nosso site. Esta informação é vital, embora seja difícil de encontrar.

Se você estiver trabalhando em um projeto de reformulação do site , o cliente já pode ter essas informações se tiver ferramentas de feedback do usuário. Às vezes, o concorrente pode tê-lo (mas boa sorte fazendo com que ele compartilhe com você). Nesse caso, você precisa realizar estudos de pesquisa de usuários e realizar pesquisas.

Características da localização geográfica: País, cidade, região, continente — todas essas informações são úteis.

Estar online não elimina completamente o fator de localização. Às vezes , a segmentação geográfica é a primeira coisa a se pensar ao criar um site nacional, um site governamental ou qualquer site dependente de localização. Além disso, o conteúdo do site e a redação do site são fortemente determinados pela localização do público.

Você precisará disso quando estiver no estágio de arquitetura da informação (IA) .

Criar personas de usuário

Quando o retrato do público-alvo está bem definido, podemos então criar personas .

O principal objetivo do arquiteto web aqui é determinar todos os grupos possíveis de usuários, começando pelo maior grupo (núcleo) e terminando no menor.

Em seguida, criamos uma persona para cada grupo. Cada uma das personas que você desenvolve deve ter:

  • Nome e Sobrenome (Não use nomes de pessoas reais para evitar distorção da história)
  • foto
  • Era
  • Localização
  • Ocupação
  • Estado civil
  • Passatempo
  • Habilidades
  • Problemas que eles precisam resolver
  • Experiência pessoal e profissional

Para obter uma imagem melhor do seu público-alvo, você pode entrevistar usuários em potencial. Trata-se de pesquisa de marketing neste momento.

Resultados e entregas

Depois de terminar esta etapa, agora você deve ter duas coisas:

  • Um documento apresentando as características gerais do público-alvo
  • Personas

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