Um site precisa de objetivos. Os objetivos do cliente podem ser estes: rentabilizar o site, aumentar a quota de mercado offline através do marketing online, envolver melhor os clientes online e assim por diante. Os objetivos definem a direção de todo o processo de produção do site .
Além de determinar os objetivos do site, você também precisa definir critérios de sucesso de acordo com o cliente. Uma boa maneira de estabelecer metas é usando os critérios SMART. Ou seja, cada objetivo deve ser:
- Específico
- Mensurável
- Atingível
- Relevante
- Tempo limite
Por exemplo:
- Gere receita de $ 50.000 em 5 anos por meio de anúncios, produtos de informação como e-books e planos de assinatura pagos
- Ajude os usuários a fazer uma escolha de qual animal de estimação possuir
- Fornecer aos usuários conselhos sobre questões de animais de estimação
- Criar uma plataforma de marketing para produtos para animais de estimação
Resultados e entregas
Como resultado, você terá um documento contendo 2 listas:
- Uma lista de objetivos do projeto
- Uma lista dos objetivos do cliente
Este documento precisa de aprovação do cliente/decisores.
Defina o público-alvo
Esta etapa envolve a pesquisa do público-alvo. Precisamos identificar quais tipos de usuários irão ao site, e também definir as necessidades de cada grupo.
Reúna dados de características
Precisamos criar uma persona comum para cada grupo. O design da interface do usuário depende muito dos resultados desta etapa. Para começar com isso, primeiro precisamos definir quais são as características comuns do nosso público.
Definir características sociodemográficas: Devemos descobrir o sexo, idade, nível de escolaridade e ocupação do nosso público-alvo.
A segmentação de adolescentes (15-18) será diferente de um site destinado a pessoas com mais de 60 anos.
Definir características psicológicas: Devemos determinar o estilo de vida, personalidade, temperamento, motivação, sistema de valores, filosofias, etc. do nosso público-alvo. Essas informações são ainda mais importantes do que as características sociodemográficas em termos de design da interface do usuário.
Se, por exemplo, nossos usuários forem pioneiros, a interface do usuário e a estratégia de pré-lançamento serão diferentes de outros sites.
Definir características de desejos/necessidades : Devemos descobrir por que nosso usuário deseja se inscrever em nosso site, quais problemas eles estão procurando resolver com nosso site, etc. Definimos seus pontos problemáticos e pretendemos resolvê-los com nosso site. Esta informação é vital, embora seja difícil de encontrar.
Se você estiver trabalhando em um projeto de reformulação do site , o cliente já pode ter essas informações se tiver ferramentas de feedback do usuário. Às vezes, o concorrente pode tê-lo (mas boa sorte fazendo com que ele compartilhe com você). Nesse caso, você precisa realizar estudos de pesquisa de usuários e realizar pesquisas.
Características da localização geográfica: País, cidade, região, continente — todas essas informações são úteis.
Estar online não elimina completamente o fator de localização. Às vezes , a segmentação geográfica é a primeira coisa a se pensar ao criar um site nacional, um site governamental ou qualquer site dependente de localização. Além disso, o conteúdo do site e a redação do site são fortemente determinados pela localização do público.
Você precisará disso quando estiver no estágio de arquitetura da informação (IA) .
Criar personas de usuário
Quando o retrato do público-alvo está bem definido, podemos então criar personas .
O principal objetivo do arquiteto web aqui é determinar todos os grupos possíveis de usuários, começando pelo maior grupo (núcleo) e terminando no menor.
Em seguida, criamos uma persona para cada grupo. Cada uma das personas que você desenvolve deve ter:
- Nome e Sobrenome (Não use nomes de pessoas reais para evitar distorção da história)
- foto
- Era
- Localização
- Ocupação
- Estado civil
- Passatempo
- Habilidades
- Problemas que eles precisam resolver
- Experiência pessoal e profissional
Para obter uma imagem melhor do seu público-alvo, você pode entrevistar usuários em potencial. Trata-se de pesquisa de marketing neste momento.
Resultados e entregas
Depois de terminar esta etapa, agora você deve ter duas coisas:
- Um documento apresentando as características gerais do público-alvo
- Personas