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Arquitetura de sites: Objetivo-problema-solução do usuário e análise do concorrente

Para garantir o sucesso do projeto, você precisa conhecer seus concorrentes e ter boas ideias de como sair na frente deles. Você deve descobrir seus pontos fortes e fracos. Existem várias metodologias envolvidas na realização de pesquisas de análise de concorrentes , incluindo pesquisas de participantes de mercado e pesquisas na Internet e na mídia impressa.

Se você estiver criando um site local, não se limite apenas ao seu país. Olhe através de sites internacionais que estão fazendo coisas semelhantes. Muito provavelmente, existem projetos semelhantes ou análogos em execução em algum lugar do mundo.

Alguns desses projetos podem ser bastante inspiradores. Por exemplo, estamos trabalhando em um site de rede social para amantes de animais de estimação para um cliente na Rússia. Não encontramos concorrentes diretos no mercado local.

Os concorrentes do seu site podem ser concorrentes diretos ou concorrentes indiretos.

  • Concorrentes diretos podem ser definidos como qualquer site que opere para a mesma base de usuários e que ofereça produtos análogos. Por exemplo, um concorrente direto do Microsoft Windows é o Apple Mac OS.
  • Concorrentes indiretos são concorrentes que oferecem produtos semelhantes, mas satisfazem apenas parcialmente as necessidades do público-alvo.

Análise SWOT

Existem diferentes abordagens para a identificação e análise de concorrentes. Eu gosto mais da análise SWOT . SWOT — que significa Forças , Fraquezas , Oportunidades e Ameaças — ajuda a indicar os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e, mais importante, ajuda você a descobrir as oportunidades do projeto.

Matriz SWOT.

Ao analisar os concorrentes, você pode descobrir recursos úteis do site e ideias que valem a pena adaptar em seu próprio site — recursos gerais e universais do site, como sistemas de comentários, formulários da web etc. Não há necessidade de reinventar a roda nesses casos. Todas as boas ideias que você tiver durante o estágio de análise do concorrente serão necessárias para o estágio de mapeamento mental (que discutiremos mais adiante).

Resultados e entregas

Agora você deve ter:

  • Uma lista de concorrentes diretos e indiretos
  • Uma análise SWOT para cada concorrente
  • Resumos de pesquisa (ideias geradas, oportunidades de mercado, etc.)

Objetivo-problema-solução do usuário

Partindo das personas que desenvolvemos, podemos começar a trabalhar na meta-problema-solução.

Objetivos do usuário

Cada pessoa tem objetivos de curto e longo prazo. Também pode haver sub-objetivos. Por exemplo, uma pessoa pode desejar melhorar sua carreira, mas primeiro precisa encontrar um emprego.

O sub-objetivo é encontrar um emprego para atingir o objetivo de melhorar sua carreira. Para o nosso projeto de website, identificamos os objetivos e problemas de uma pessoa e procuramos fornecer soluções para eles. Todas as metas devem ser bem projetadas.

Metas confusas não ajudarão, pois é impossível resolver todos os problemas em um site. Concentre-se nos objetivos principais e mantenha a lista de objetivos curta. Alguns clientes pensam que se os usuários ouvem música online, seu site também deve fornecer esse serviço, mesmo que seu site não esteja procurando resolver esse problema.

Quanto mais recursos adicionamos, mais diluídos nossos objetivos principais se tornam.

Problemas do usuário

Quando temos uma lista de objetivos concretos, podemos determinar problemas concretos. Por exemplo, um objetivo do usuário em nosso site pode ser encontrar um empreiteiro que possa construir seu projeto de construção. Esse objetivo é mais complexo do que parece: como localizar o empreiteiro certo para o projeto de construção específico do usuário?

É importante que a empreiteira esteja localizada perto de onde está o projeto de construção? Como permitimos que eles avaliem rapidamente muitos candidatos? Devido a perguntas como essas, você gerará ideias facilmente.

Nossas soluções

Quando terminamos de identificar objetivos e problemas, é hora de projetar e desenvolver soluções para eles por meio do design da arquitetura do site. Esse processo traz grande satisfação para o arquiteto do site porque ele procura resolver os pontos problemáticos que seus usuários têm.

Resultados e entregas

Como resultado, teremos uma matriz de objetivo-problema-solução projetada para cada persona que desenvolvemos para nosso site.

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