O mapeamento de cenários é a etapa dedicada a revelar possíveis fluxos de usuários.
Mais uma vez, precisamos pensar como um usuário final e criar cenários prováveis de suas ações em nosso site.
Cada objetivo de cada persona tem seu próprio conjunto de mapas de cenário. Esses cenários ajudam a revelar pontos fracos em nossas ideias e conhecimentos existentes. Os cenários também ajudam o arquiteto do site a desenvolver bons fluxos de usuários posteriormente.
Resultados e entregas
Devemos ter cenários mapeados para objetivos críticos do site que estabelecemos no estágio anterior. Aqui está um exemplo de cenário: Objetivo do usuário: Escolher um cachorro Cenário:
- Ir para a página principal
- Vá para a seção “Zoopedia” do site
- Na seção “Zoopedia”, encontre tópicos e discussões sobre raças de cães
- Leia tópicos e discussões de interesse
- Vá para a seção Leia Também, localizada no final do tópico porque há mais informações lá
- Escolha 3 raças de cães preferidas
- Voltar para a página da web de nível superior “Zoopedia”
- Leia um pouco mais
- Encontre links para pessoas que vendem cães dessas raças
- Tome uma decisão final e informada
- Vá a uma loja de animais para comprar um animal de estimação
Quando escrevemos esse cenário, acabamos adicionando esses recursos do site:
- Rubricator “Zoopedia”
- Widgets “Leia também”
- Links para lojas de animais e vendedores de cães nas páginas de informações sobre a raça
Como você pode ver, os cenários nos ajudam a encontrar oportunidades de melhoria.
Mapeamento mental
Quando temos um monte de ideias, torna-se útil quando começamos a visualizá-las e interligá-las. O estágio de mapeamento mental é dedicado a criar um sistema sólido de ideias logicamente conectadas e também nos ajuda a eliminar coisas desnecessárias. É uma ferramenta popular de conceituação de design.
Para criar mapas mentais, devemos usar Xmind .
Encontre sua lista de ideias e divida-as em categorias lógicas. Por exemplo, digamos que estamos trabalhando em um site imobiliário.
As seções do site imobiliário podem ser:
- Catálogo de propriedades
- Fóruns da comunidade
- Artigos/Notícias
- Centro de Informações
Mapeie todas as suas ideias em uma dessas categorias. Se uma ideia se encaixa em mais de uma categoria, escolha a melhor para ela. O brainstorming ajudará a filtrar os recursos inúteis e desnecessários, páginas da web etc.
Cada seção do site deve ser planejada de forma lógica. Não se esqueça dos recursos dependentes da seção (como o usuário poder avaliar cada propriedade, em nosso exemplo). Marque esta conexão com uma seta para lembrar a dependência (no nosso exemplo, iria para o Catálogo de Propriedades).
Você pode projetar seus próprios símbolos para indicar diferentes seções funcionais. Se o arquiteto da web, por exemplo, estiver indeciso em relação a qual seção um determinado recurso do site pertence, ele poderá marcá-lo com um ponto de interrogação. Esses símbolos são realmente importantes se o projeto for grande.
Resultados e entregas
Como resultado, temos uma visão panorâmica das interconexões dos recursos e seções do site.