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Arquitetura do site: Mapeamento mental e mapeamento de cenário

O mapeamento de cenários é a etapa dedicada a revelar possíveis fluxos de usuários.

Mais uma vez, precisamos pensar como um usuário final e criar cenários prováveis de suas ações em nosso site.

Cada objetivo de cada persona tem seu próprio conjunto de mapas de cenário. Esses cenários ajudam a revelar pontos fracos em nossas ideias e conhecimentos existentes. Os cenários também ajudam o arquiteto do site a desenvolver bons fluxos de usuários posteriormente.

Resultados e entregas

Devemos ter cenários mapeados para objetivos críticos do site que estabelecemos no estágio anterior. Aqui está um exemplo de cenário: Objetivo do usuário: Escolher um cachorro Cenário:

  1. Ir para a página principal
  • Vá para a seção “Zoopedia” do site
  • Na seção “Zoopedia”, encontre tópicos e discussões sobre raças de cães
  • Leia tópicos e discussões de interesse
  • Vá para a seção Leia Também, localizada no final do tópico porque há mais informações lá
  • Escolha 3 raças de cães preferidas
  • Voltar para a página da web de nível superior “Zoopedia”
  • Leia um pouco mais
  • Encontre links para pessoas que vendem cães dessas raças
  1. Tome uma decisão final e informada
  1. Vá a uma loja de animais para comprar um animal de estimação

Quando escrevemos esse cenário, acabamos adicionando esses recursos do site:

  • Rubricator “Zoopedia”
  • Widgets “Leia também”
  • Links para lojas de animais e vendedores de cães nas páginas de informações sobre a raça

Como você pode ver, os cenários nos ajudam a encontrar oportunidades de melhoria.

Mapeamento mental

Quando temos um monte de ideias, torna-se útil quando começamos a visualizá-las e interligá-las. O estágio de mapeamento mental é dedicado a criar um sistema sólido de ideias logicamente conectadas e também nos ajuda a eliminar coisas desnecessárias. É uma ferramenta popular de conceituação de design.

Para criar mapas mentais, devemos usar Xmind .

Encontre sua lista de ideias e divida-as em categorias lógicas. Por exemplo, digamos que estamos trabalhando em um site imobiliário.

As seções do site imobiliário podem ser:

  • Catálogo de propriedades
  • Fóruns da comunidade
  • Artigos/Notícias
  • Centro de Informações

Mapeie todas as suas ideias em uma dessas categorias. Se uma ideia se encaixa em mais de uma categoria, escolha a melhor para ela. O brainstorming ajudará a filtrar os recursos inúteis e desnecessários, páginas da web etc.

Cada seção do site deve ser planejada de forma lógica. Não se esqueça dos recursos dependentes da seção (como o usuário poder avaliar cada propriedade, em nosso exemplo). Marque esta conexão com uma seta para lembrar a dependência (no nosso exemplo, iria para o Catálogo de Propriedades).

Você pode projetar seus próprios símbolos para indicar diferentes seções funcionais. Se o arquiteto da web, por exemplo, estiver indeciso em relação a qual seção um determinado recurso do site pertence, ele poderá marcá-lo com um ponto de interrogação. Esses símbolos são realmente importantes se o projeto for grande.

Resultados e entregas

Como resultado, temos uma visão panorâmica das interconexões dos recursos e seções do site.

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