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O que é a Web 3.0 e como ela impacta o futuro da internet

O conceito de Web 3.0 já é bastante comentado, acompanhando a transformação digital dos últimos anos, para marcar a transição de uma nova fase da internet.

O que é Web 3.0?

O conceito de Web 3.0 foi desenvolvido para marcar a mudança na forma como a internet é utilizada, considerando a transição da sociedade e que inclui como pontos principais a descentralização de conteúdos, a segurança dos dados e a utilização de inteligência artificial.

Essa definição de Web 3.0 segue em construção, mas já é possível observar alguns fatores-chave para esse novo momento da internet. Um dos primeiros e talvez mais relevantes pontos que a “web3” promete trazer cada vez mais para as nossas vidas é a descentralização dos conteúdos, e o conceito de não armazenar informações com empresas específicas.

Como a Web 3.0 é diferente da 1.0 e 2.0?

A Web 1.0 é considerada a primeira fase da internet, remetendo ao seu surgimento na década de 90 com os formatos iniciais de conteúdos para as páginas, com muitas informações e pouca interatividade. Na época, o objetivo dos sites era o mesmo que o dos outros meios de comunicação: informar os usuários e divulgar notícias.

Por isso, esse momento é reconhecido como a democratização da informação, alcançando cada vez mais pessoas, que consumiram o conteúdo de forma passiva, sem cliques ou interações com a página. Porém, como grandes veículos eram os responsáveis pelas páginas disponíveis, havia uma centralização do poder de criação de sites, sendo esse recurso disponível apenas para poucas empresas.

No início dos anos 2000, inicia-se a fase da Web 2.0, que é muito semelhante à internet como conhecemos hoje, na qual os usuários podem criar seu próprio conteúdo e interagir com páginas e outros usuários online. A Web 2.0 não fica restrita a divulgar notícias e fornecer textos informativos, mas se expande para blogs, redes sociais, compras online e aplicativos de conversa.

Ainda assim, essa fase é marcada pela centralização da informação em grandes empresas. Isso porque, a partir da Web 2.0, as empresas investem em inteligência de dados para criar anúncios e alimentar a base de contatos com as informações captadas do perfil de cada usuário.

Além desse formato permitir que os dados estejam nas mãos de grandes empresas, a Web 2.0 levantou algumas problemáticas desse conceito de centralização, como o caso do vazamento de dados de 530 milhões de usuários do Facebook. Por isso, a Web 3.0 tem como objetivo um modelo com mais benefícios para o usuário, e mais autonomia também.

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