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Quais são os desafios da Web 3.0?

Entre os principais desafios da Web 3.0, é preciso destacar a dificuldade em regulamentar as atividades efetuadas no ambiente digital, como compra e venda de ações e criptomoedas, já que estamos falando de um cenário de informações descentralizadas, em que cada usuário é responsável pelos seus dados e transações.

Ainda falando sobre descentralização, um grande desafio para a Web 3.0 é a regulamentação e fiscalização. Estamos falando de conteúdos digitais com blocos de dados armazenados em diferentes máquinas e países, além de tecnologias de moedas que não são operadas por bancos e não sofrem interferência do governo, tornando o processo mais complexo.

Por fim, também é um desafio para a fase da internet 3.0 a aprendizagem dos usuários, que precisarão entender as novas ferramentas e absorver suas capacidades com rapidez, para se adaptar às transformações de um novo ambiente online.

O que esperar da Web 3.0?

Apesar dos desafios, a Web 3.0 carrega uma série de novidades para os usuários dessa próxima etapa, com o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, além de mudanças nas interações digitais.

1 – Inteligência artificial

Com o avanço do machine learning e da inteligência artificial, os sistemas e robôs se tornarão mais complexos, aprendendo com base em dados e informações e disponibilizando recomendações e sugestões de conteúdo.

Aplicando a inteligência artificial no marketing, por exemplo, é possível desenvolver automações de conteúdo dentro dos fluxos de nutrição e até mesmo chatbots para atendimento dos consumidores — inclusive, se você procura otimizar esse processo, a metodologia Lean pode ajudar.

2 – Experiência de uso

Por meio dos avanços de machine learning, também é possível desenvolver experiências personalizadas de acordo com os interesses e o perfil de cada usuário, direcionando o andamento da navegação. Contudo, como a Web 3.0 vê o usuário como responsável pelos próprios dados, ele mesmo definirá o que deseja ver e consumir online, moldando sua experiência.

3 – Segurança de dados

Enquanto na internet 2.0 a captação de dados alimenta a base de big data das empresas com informações sobre o perfil de cada usuário, na fase 3.0 a aplicação de blockchain e a criptografia aumentam a segurança dessas informações. Dessa forma, o usuário fica responsável pelos seus próprios dados e tem total controle sobre o quanto deseja compartilhar com sites e aplicativos.

4 – Metaverso 

As primeiras transformações digitais características da Web 3.0 podem ser observadas com o surgimento do metaverso, que inclui o desenvolvimento de cenários 3D de realidade virtual, transformando a experiência do usuário e a sua interação com os conteúdos. Essa tecnologia apresenta grande potencial para produtos e serviços, podendo oferecer testes de ferramentas e até mesmo experimentações de roupas no mundo digital.

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