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Tendências no Mercado Digital para 2023

Este ano veio com grandes desafios, deixando os proprietários de pequenas empresas preocupados em ajustar rapidamente suas operações para garantir a produtividade e aumentar a lucratividade em um cenário de tempos econômicos tumultuados.

Agora, com o ano chegando ao fim e muitos querendo dar as boas-vindas ao novo ano, os proprietários de pequenas empresas precisarão se tornar mais táteis e resilientes em meio a mudanças no comportamento do consumidor e altos níveis de incerteza, uma das saídas é ficar de olho nas tendências no mercado digital para pequenas empresas em 2023.

Embora muitas empresas de pequeno e médio porte já tenham percebido o potencial do marketing digital, as mudanças contínuas nas ferramentas digitais que usam e as novas tendências estão dificultando para alguns proprietários manter suas estratégias de marketing palpáveis, garantindo que possam fornecer os resultados que desejam.

Embora seja fácil para algumas empresas ajustarem rapidamente suas estratégias à medida que as tendências vêm e vão, aquelas com menos alavancagem financeira podem rapidamente se encontrar no fundo do poço se não estiverem suficientemente informadas sobre os desenvolvimentos em andamento.

O principal desafio aqui, é que muitos estão lutando para alocar a quantidade certa de recursos de capital para garantir que suas estratégias de marketing digital surtam efeitos e gerem resultados.

Embora não haja um padrão do setor de marketing, no espectro mais amplo, uma pesquisa de agosto de 2021 indicou que, em média, uma pequena empresa dedica uma média de 13,7% de sua receita ao marketing.

No mesmo fôlego, as empresas de produtos B2B gastam apenas cerca de 6,7% da receita em marketing.

Esse valor é relativo ao negócio e ao setor em que opera. Mas a pesquisa sugere que o gasto médio em marketing digital chegou a 13,2%, e caiu para 8,6% em 2021.

Embora esses números sejam indicadores valiosos, no geral algumas empresas investem milhares de reais em táticas de marketing digital a cada ano, e esse número só deve aumentar novamente nos próximos meses.

Embora o custo das operações tenha subido significativamente nos últimos meses, as estratégias de alto desempenho e tráfego pago desempenharão um papel cada vez maior e mais crucial em 2023, à medida que mais consumidores migram para compras on-line e a internet, se torna uma parte cada vez mais integrante de nossas vidas cotidianas. Confira agora algumas tendências no mercado digital para pequenas empresas em 2023.

Com tanto desenvolvimento acontecendo no mundo do marketing digital, quais são as tendências para 2023?

Toque criativo

Embora o talento criativo sempre tenha sido inegociável quando se trata de marketing digital, no próximo ano as agências web e as empresas de marketing digital dedicarão mais tempo e esforço para estabelecer novas tendências criativas que darão o tom do ano.

Isso não será apenas importante para as empresas, mas também para os consumidores, pois muitos procurarão criar conteúdo interativo de experiência do usuário que ajudará a tornar os sites e as contas de mídia social mais exclusivos e criativos.

Haverá mais foco em como as empresas podem causar uma impressão duradoura nos consumidores por meio da apresentação física da marca, em vez de seus serviços ou ofertas de produtos.

Isenção de cookies de terceiros

Este é talvez um grande problema, para dizer o mínimo, mas o Google está finalmente se afastando do Universal Analytics e introduzindo o Google Analytics 4.

O que isso significa é que mais navegadores e sites agora começarão a bloquear cookies e anúncios de terceiros, tornando cada vez mais difícil para as empresas compilar análises baseadas no consumidor.

Embora esta seja uma grande mudança em relação ao que estamos acostumados atualmente, estamos felizes em ver que as empresas e os navegadores agora terão menos dados de usuários disponíveis à sua disposição.

O Google Analytics 4 rastreará apenas o envolvimento do site em sites de marketing, incluindo e-commerce e aplicativos móveis nativos, com esses dados e métricas você ter mais dados para trabalhar de acordo com as tendências no mercado digital para pequenas empresas em 2023.

Marketing de influenciadores

Independentemente de você estar em dúvida sobre essa tendência ou não, o marketing de influenciadores provou ser uma das estratégias de marketing digital mais bem-sucedidas do mercado.

Isso se aplica a pequenas e médias empresas e, em 2022, estimou-se que cerca de 72,5% dos profissionais de marketing estavam usando o marketing de influenciadores como parte de suas estratégias.

Ao mesmo tempo, o marketing de influenciadores ajudou as empresas a atingir objetivos comuns, com a maioria de 86%, usando esse tipo de tática de marketing para aumentar o reconhecimento da marca.

Há também um foco comum em alcançar novos públicos, ajudar na defesa da marca e aumentar as conversões de vendas por meio do uso do marketing de influenciadores.

Em 2023, veremos mais empresas aproveitarem isso à medida que plataformas como TikTok e Instagram se tornarem cada vez mais aplicáveis ​​aos consumidores.

Chatbots e recursos interativos

Os chatbots cresceram em popularidade desde o início da pandemia, fornecendo às empresas soluções práticas e do mundo real para mitigar a necessidade de intervenção humana em tarefas mundanas.

Além de seu propósito geral, os chatbots desempenharão um papel crucial na geração e coleta de informações relevantes do usuário.

Por meio do uso de ferramentas de comunicação interativas como essas, os profissionais de marketing podem monitorar o tráfego da web e dedicar mais esforços para resolver problemas relacionados ao site e à experiência do usuário final.

Uma pesquisa descobriu que 34% dos usuários acham sites muito difíceis de navegar e, nesse caso, chatbots ou fóruns de bate-papo ao vivo são a solução mais prática.

Conclusão

O ano de 2023 se apresentará com seus desafios únicos, e caberá às pequenas empresas e profissionais de marketing digital se encarregaram de desenvolver as ferramentas e recursos que podem ajudar a impulsionar seus setores, criando espaço para uma nova maneira de pensar, conduzir negócios e acima de tudo, comunicar-se com os consumidores em uma era digital cada vez maior.
Gostou de conhecer algumas tendências no mercado digital para pequenas empresas em 2023?

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