Início » Data mining: entenda o que é e como funciona

Data mining: entenda o que é e como funciona

Não é novidade que a quantidade de informações geradas no mundo todo aumenta a cada dia. Um exemplo da dimensão da quantidade de informações compartilhadas nos últimos anos: só em 2020 o WhatsApp chegou a enviar 100 bilhões de mensagens em 24 horas, e mais de 2 milhões de terabytes são criados todos os dias, contendo novos dados.

Por isso, é preciso ficar atento às formas de utilizar os dados como vantagem para o seu negócio e adotar uma estratégia data driven, para não perder uma boa oportunidade de gerar insights valiosos sobre seus clientes.

O que é data mining?

Data mining é a prática de mineração de um grande volume de dados, com o objetivo de encontrar padrões sólidos e valiosos para as análises e decisões estratégicas do seu negócio de laudos elétricos NR10 ou outros ramos.

Com a análise dos dados, é possível obter insights importantes para criar estratégias e aumentar as vendas.

Ao considerar o cenário atual de big data, você pode observar a crescente necessidade de adotar medidas para lidar com o grande volume de dados. Afinal, estamos falando de informações relevantes que podem afetar os negócios diretamente e que, muitas vezes, passam despercebidas. Por isso, o data mining funciona como uma ação fundamental para analisar esses dados com mais rapidez e capturar insights importantes por meio de padrões percebidos.

É possível utilizar ferramentas ou mesmo um software dedicado para essa função de captar, armazenar e analisar os dados de forma consistente e eficiente, buscando informações de valor para os times de vendas e marketing, por exemplo. Os insights gerados podem ser úteis para aumentar as vendas, criar estratégias e até mesmo desenvolver uma análise preditiva.

Qual a importância do data mining?

O data mining é uma ação eficiente para que o seu negócio capte dados relevantes sobre os clientes e as estratégias utilizadas, aproveitando-os para criar análises sobre práticas que deram certo ou que precisam melhorar e entender também outras oportunidades. 

Utilizando uma estratégia baseada em dados, é possível aumentar as vendas, criar ações de marketing, direcionar anúncios digitais, melhorar a experiência do consumidor com o produto ou serviço, solucionar problemas e dúvidas mais depressa, além de gerar valor para a marca. Ainda, a mineração de dados pode trazer informações relevantes para os indicadores do balanced scorecard, por exemplo.

Veja a seguir alguns dos diferenciais do data mining para a sua estratégia de negócios.

1 – Competitividade

Segundo pesquisas, cerca de 94% das empresas entrevistadas afirmaram que a análise de dados é importante para o crescimento do seu negócio por meio da transformação digital. Nesse cenário, é importante estar alinhado com os movimentos do mercado a fim de não ficar para trás. Afinal, o data mining pode oferecer informações relevantes sobre o produto ou serviço, que podem ser úteis para tornar seu negócio mais competitivo.

2 – Destaque no mercado Utilizando o data mining para elaborar análises eficientes, seu negócio poderá criar estratégias de marketing e vendas, capturar mais leads e melhorar o produto ou serviço, bem como o atendimento ao cliente. A verdade é que, utilizando os padrões observados nos dados coletados, é possível observar tendências de comportamento de compra ou mesmo o perfil dos consumidores antes de outras empresas, ganhando destaque no meio.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo