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Por que criar um rapport em vendas?

Agora que você já sabe qual a importância de adotar essa estratégia em seu dia a dia, é hora de entender como isso pode trazer mudanças reais para os seus resultados. Veja, a seguir, quais os principais motivos que justificam a implementação do rapport.

Aumenta a confiança do prospect

As pessoas compram de quem elas gostam. Essa famosa frase entre os players do marketing digital não poderia estar mais correta. Uma interação proveitosa e empática com o cliente é responsável por gerar um certo nível de confiança que é crucial na hora de fechar negócio.

Por isso, criar os meios necessários para implementar essa estratégia faz com que o cliente se sinta seguro para expor suas necessidades e pronto para ouvir uma oferta. Assim, sua taxa de conversão tende a ser mais alta quando o rapport é bem-sucedido.

Otimiza o relacionamento com o cliente

Criar (e nutrir) relações é importante para o agora e para o futuro. No momento presente, investir em relacionamento com o consumidor em seu site, permite que você realize mais vendas, com maior ticket médio e com um alto nível de satisfação do cliente. Já para o futuro, investir em boas interações com o público contribui para aumentar a sua fidelização.

Outro importante fator ligado ao tipo de relação que se tem com o cliente se refere à possibilidade de conquistar um promotor de sua marca. Uma vez que o cliente é fidelizado por meio de um bom atendimento, você consegue explorar as possibilidades que o marketing de indicação oferece. 

Assim, além de construir um vínculo com o consumidor, você também tem acesso a toda sua rede de contatos.

Oferece poder de persuasão

Ao desenvolver uma interação próxima com o cliente é possível ganhar um grande poder durante a negociação. A persuasão é fruto dessa proximidade que foi adquirida por meio de uma comunicação empática e focada nos interesses do indivíduo.

Quem trabalha nesse mercado conhece a importância de persuadir o consumidor a avançar em sua jornada de compra. Afinal, muitas pessoas costumam procrastinar a decisão e precisam de um empurrãozinho para finalizar sua aquisição.

Desse modo, ao captar informações sobre o indivíduo, você pode mostrar a transformação que o produto ou serviço pode proporcionar para sua vida. Criar esse vislumbre da melhoria que suas soluções oferecem normalmente conduz à conversão da venda e à finalização desse contato.

Derruba barreiras entre vendedor e cliente

Muitas pessoas já recebem o vendedor com muitas barreiras e preconceitos. Seja por conta de experiências passadas ou por situações infelizes com outros profissionais, é importante adotar uma postura próxima e honesta diante do consumidor.

Nesse momento, uma excelente forma de derrubar as barreiras de contato com o cliente é por meio das garantias de acompanhamento e suporte no pós-venda. Desse modo, a pessoa tem mais segurança quanto a confiabilidade dos produtos e serviços que está adquirindo.

Portanto, é importante derrubar os pré-julgamentos e os obstáculos de relacionamento com o cliente. Além das técnicas de rapport, você também deve estudar sobre o produto que está comercializando e entender mais sobre esse mercado. Assim, é possível oferecer uma avaliação mais precisa e eficiente para o consumidor.

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